terça-feira, 20 de setembro de 2011

Como funciona a queima de gordura?

Já tratei algumas vezes sobre a queima de gordura, mas nunca diretamente. Muita bobagem é dita por aí, o fato é que a queima da gordura é um complexo processo bioquímico que tentarei explicar da forma mais simples possível.
Antes de iniciar gostaria de lembrar que gordura, não sai na urina, não some com massagens, não desaparece com o uso de cremes, nem tão pouco bebendo chás. Existem apenas duas formas de eliminá-la, uma é cirúrgica (lipoaspiração) e a outra metabólica, é sobre essa que vou falar.

gordura Como funciona a queima de gordura?

Porque acumulamos gordura?

A gordura tem funções metabólicas importantes, um bom exemplo disso é a falta da menstruação (amnorréia) em mulheres com percentual de gordura muito baixo, além de servir como isolante térmico e de ter função protetora. A gordura também é fonte de energia para nosso organismo que, na falta de glicose, procura por ela para suprir as necessidades do funcionamento do nosso organismo.
A gordura não é ruim, o problema está no excesso dela.
Se ela é fonte de energia como podemos fazer para otimizar a sua utilização? A resposta está na ponta da língua da maioria: fazendo exercícios aeróbios. E você sabe o que são exercícios aeróbios?
Com certeza poderá me dar inúmeros exemplos, mas será que sabe mesmo o que eles são e porque queimam a gordura com mais facilidade?

Como funciona a queima de gordura?

No nosso organismo temos três sistemas que suprem as necessidades energéticas: imediato, curto prazo e longo prazo. Nenhum deles funciona sozinho, mas têm predominância em um determinado momento.
O imediato é responsável por fazer você levantar do sofá e atender o telefone assim que ele toca, também é responsável pela saída de um atleta em uma prova de natação. Essa energia está acumulada dentro do músculo em reservas de ATP-CP.
O sistema de curto prazo é o responsável pela execução de tarefas do dia a dia e também pela corrida de 100m de um atleta, através de um processo chamado glicólise, utiliza além da reserva que está no músculo, o carboidrato que está circulando no seu corpo em forma de glicose.
O sistema de longo prazo é o responsável por atividades sem interrupção e de longa duração, um exemplo clássico são as provas de maratona e para nós “mortais” longas caminhadas pelo parque. Para ser classificado como sistema de longo prazo há uma regra, o consumo de oxigênio deve permanecer estável pelo maior tempo possível. Nesse momento não há carboidrato disponível para ser utilizado e para poupar as reservas de energia nos músculos o organismo utiliza a gordura como fonte de energia. Esse sistema funciona no metabolismo aeróbio.

Na prática funciona assim:

  1. Começamos a caminhar, o que deu o start foi o sistema imediato, e nos primeiros momentos o sistema de curto prazo é que nos faz funcionar.
  2. Continuamos andando, nosso coração acelera e com ele nossa respiração também. Os pulmões oferecem mais O2 ao sangue que é bombeado com mais frequência pelo corpo, levando nutrientes para os músculos.
  3. A frequência cardíaca sobe até um determinado momento onde mantém-se estável, isso significa que também o O2 ofertado ao organismo se estabilizou, esse momento é chamado de primeiro limiar.
  4. Continuamos andando, no mesmo ritmo, e por um determinado espaço de tempo, a frequência cardíaca vai se manter estável (igual), esse tempo vai variar de pessoa para pessoa. Quem é mais condicionado, consegue se manter nessa fase por mais tempo. É aqui que a gordura é usada!
  5. Continuamos caminhando e vamos ficando mais cansados, nesse momento a frequência cardíaca começa a aumentar novamente, e é chamado de segundo limiar. O organismo deixa de usar a gordura e passa a usar o glicogênio armazenado no músculo e glicose produzida pelo próprio organismo em processos metabólicos e produz também ácido lático que irá levar à fadiga.

aeróbio Como funciona a queima de gordura?

 

 

 

Conclusões:

  • Quanto mais próximo do primeiro limiar mais gordura utilizamos.
  • Quanto mais condicionados, mais gordura podemos queimar.
  • Controlar a frequência cardíaca é fundamental para otimizar a queima da gordura.
  • Atividades mais indicadas para emagrecer são as moderadas e não as intensas.
  • Dizer que esteira queima mais do que bicicleta é besteira. O que importa é manter estável a quantidade de O2 pelo maior tempo possível, que pode ser medido através da frequência cardíaca.
Texto: Profª Esp. Denise Carceroni.

Um comentário:

  1. Uau, gostei, ainda mais pela última conclusão, agora posso andar de bicicleta sem ter de me preocupar se estou ou não gastando mais energia do que andando..

    ResponderExcluir

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!
Calcule o Peso Ideal
Sexo: masc
fem
Altura: m cm
Dieta e Saude
Calculadora % Gordura
Sexo: masc fem
Peso: kgs
Idade:
Altura: m cm
Dieta e Saude