sexta-feira, 6 de abril de 2012

Conheça o Slackline, esporte que está tomando conta das areias de JP

05/04/2012 19h30 - Atualizado em 05/04/2012 19h30




Fitas suspensas a três metros do chão permitem que atletas realizem movimentos que fazem bem para a saúde física e mental

Por Renata Vasconcellos

João Pessoa



Já pensou em adquirir concentração, flexibilidade, resistência física, desenvolver os músculos e, de quebra, ainda ficar de frente para o mar? Para conseguir tudo isso, vai ter que andar na “corda bamba”. Trata-se do Slackline, esporte ainda pouco conhecido, mas que está virando febre nas areias da Praia do Cabo Branco.





A prática do Slackline requer, principalmente, muita concentração (Foto: Renata Vasconcellos)Apenas uma fita suspensa do chão, amarrada a dois coqueiros, e está armado o cenário. Aí é só se equilibrar e abusar das manobras que fazem bem não somente para a saúde do corpo, mas também para o equilíbrio mental. É o que garante o personal trainer Daniel Costa.



- No começo, as pessoas ficavam olhando, curiosas, sem saber o que realmente era aquilo. Depois que começam a praticar, vira um vício. É muito bom – garantiu.



Daniel é educador físico e especialista em treinamentos personalizados. E foi justamente durante esta pós-graduação, no Rio de Janeiro, que conheceu o esporte e se apaixonou. Lá, ele conseguiu desenvolver bem todas as técnicas e então trazer para João Pessoa.



- Descobri este esporte e consegui encaixá-lo dentro do treinamento de meus alunos, adequando sempre aos objetivos específicos de cada um. Se quer trabalhar flexibilidade dos membros superiores, realizo manobras que desenvolvam aquilo. E por aí vai... – explicou.





Com equilíbrio, segundo Daniel Costa, é possível realizar várias manobras (Foto: Renata Vasconcellos)De acordo com o especialista, o circuito de treinamentos que ele desenvolve na praia conta, atualmente, com cerca de 100 alunos. São atividades como aquecimento, corrida, jump, que visam o condicionamento físico do atleta. Dentre estas atividades, no entanto, está o Slackline, que segundo ele vem atraindo muita gente.



Um dos apaixonados pelo “novo esporte” é o contador Camilo Obermark. Mas não foi à toa que ele resolveu praticar. Uma lesão no tornozelo adquirida quando jogava vôlei deixou alguns de seus movimentos comprometidos. No Slackline, Camilo viu a oportunidade de solucionar seus problemas. Há seis meses praticando, ele já sente várias melhoras.



- O Slackline é muito bom, principalmente para meu tornozelo, porque os movimentos fortalecem os tendões. Por incrível que pareça, eu quase nem sinto dor quando estou aqui – explicou.





Camilo sente melhoras no tornozelo ao praticar o Slackline (Foto: Renata Vasconcellos)No entanto, Camilo admite que não é fácil se equilibrar. De acordo com ele, a fita por ser folgada balança muito e dificulta na hora de fazer os movimentos. Mas, para ele, é justamente este desafio que torna o esporte mais interessante.



- É bastante difícil de se equilibrar, mas aos poucos vai conseguindo. É só questão de treinamento mesmo. A medida que você vai praticando e caindo, dá mais vontade de tentar novamente. É mesmo um vício. Recomendo!



O esporte



O Slackline é um esporte em que o atleta se equilibra sobre uma fita de nylon de 50mm, flexível, e que é suspensa geralmente a uma altura de 30cm do chão. O objetivo é realizar manobras, que vão desde saltos, dança e até ficar sentado na fita na “posição de Buda”.



O esporte foi inventado por escaladores norte-americanos que buscavam novas vias de escalada, em meados dos anos 80. No Brasil, o Slackline chegou primeiro no Rio de Janeiro, onde começou a conquistar seguidores em 2009. Em João Pessoa, no entanto, começou a tomar conta das praias somente em 2011.



Modalidades

Soulline

Yogaline

Trickline

Longline

Waterline

Highline



Benefícios

Equilíbrio físico e mental

Concentração

Consciência corporal

Flexibilidade

Velocidade de reação e coordenação monotora

Fortalecimento muscular



Quem pode praticar



De acordo com o personal trainer, Daniel Costa, a prática do Slackline é indicada para todas as idades, desde crianças à adultos. No entanto, ele lembra da importância de se ter o acompanhamento de um profissional especialista.



Para isto, Daniel possui uma equipe composta por 12 pessoas, que incluem fisioterapeutas, nutricionistas e educadores físicos.



Competições



Engana-se quem pensa que o Slackline é apenas diversão. O assunto começou a ficar tão sério que existe até campeonato mundial da modalidade.



Nas competições, são avaliados vários critérios, como técnica, estilo, amplitude das manobras, limpeza do movimento e comprometimento do atleta.


Fonte: http://globoesporte.globo.com/pb/noticia/2012/04/conheca-o-slackline-esporte-que-esta-tomando-conta-das-areias-de-jp.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!
Calcule o Peso Ideal
Sexo: masc
fem
Altura: m cm
Dieta e Saude
Calculadora % Gordura
Sexo: masc fem
Peso: kgs
Idade:
Altura: m cm
Dieta e Saude