domingo, 3 de outubro de 2010

VEGETARIANOS - Quando é hora de suplementar




Ter alimentação balanceada com todos os nutrientes é um desafio para a maioria das pessoas. Mas ao contrário do que muita gente pensa, essa tarefa não precisa ser ainda mais trabalhosa para quem decide não comer mais carne. Especialistas afirmam que, com uma orientação nutricional correta, um cardápio bem elaborado e o auxílio de alguns suplementos alimentares é possível manter-se saudável mesmo sem uma fonte de proteína animal na dieta. E mais, que redimento, performace e recuperação muscular de esportista não precisam ser necessariamente comprometidos pela decisão de seguir uma dieta vegetariana.

 Para entender melhor o assunto, é importante saber que existem diferentes tipos de dietas: ovolactovegetarianas, lactovegetarianas, ovovegetarianas,vegetarianas estritas e veganas. No caso do primeiro grupo, a base da alimentação é de origem vegetal, não existe o consumo de nenhum tipo de carne, mas ovos e leites estão liberados no cardápio. No segundo grupo, apenas o leite e seus derivados podem ser consumidos alem dos vegetais. Os ovovegetarianos permitem que os ovos façam parte da lista de alimentos, já os vegetarianos restritos não se alimentam de nada que tenha origem animal. Para os veganos, as questões estão alem do fator nutricional. Os adeptos desse grupo tem uma filosofia que luta pelos direitos dos animais.

Especialista em nutrição esportiva e com uma vasta experiência em atendimentos a vegetarianos, priscila de ciero afirma que a visão a respeito das dietas sem carne esta mudando. “os nutricionistas já não vêem os vegetarianos como subnutridos em potencial e as dietas vegetarianas já estão sendo utilizadas na pratica clinica e no tratamento de algumas doenças”, diz. “uma dieta vegetariana variada e balanceada parece compatível com o desempenho atlético vencedor em modalidades esportivas.”

A profissional afirma que pesquisas apontam que na hora da pratica esportivas as diferenças não são tão significativas entre aqueles que comem ou não carne. “pesquisas experimentais em humanos indicam que vegetarianos e não-vegetarianos apresentam capacidades aeróbicas semelhantes”, diz. “quanto ao desempenho em atividades de força e potência, as pesquisas são escassas, mas também não apontam diferenças significativas.”



O QUE REALMENTE NÃO PODE FALTAR?

“A nutricionista esportiva explica que a maior preocupação deve estar em cardápios mal elaborados e afirmam tambem que tres coisas devem merecer atenção especial de quem não consome alimentos de origem animal.” As vitaminas B12, que são exclusivas de origem animal, o zinco e o ferro.”

A deficiência de vitamina B12 pode prejudicar muito a performace de esportistas e praticantes de atividade em geral. “ a falta dessa vitamina pode provocar dores nas pernas, falta de concetração e foco, o que aumenta o risco de lesões”, esclarece Priscila. “pode surgir ainda uma anemia macrocrítica, um tipo diferente de anemia que interfere no trasporte de oxigenio ni organismo e, portanto, na performace esportiva”. Dores de cabeça, irritabilidade, totura e vertigem, fraqueza, fadiga, formigamento, intestino preso, dificuldade de respirar, respiração curta e falta de apetite são outros sintomas ligados à falta de vitamina B12.

Segundo a profissional, o zinco esta ligado à imunidade e tambem ao processo digestivo. “um atleta que esta susceptível a doenças como gripes, resfriados e viroses tambem tem sua performace e constância de treinamentos afetados” diz.

A falta de ferro no organismo, ligada a dietas vegetarianas ou não, atrapalha muito a performace de quem pratica atividades físicas e traz sérios riscos à saúde. “podem levar a uma anemia o que entre outras coisas prejudica toda a musculatura e a capacidade respiratória”, conta.



QUANDO SUPLEMENTAR?

Reduzir a necessidade de comer alimentos em grandes quantidades é a função dos suplementos alimentares nas dietas vegetarianas. “é muito difícil alimentar um atleta quando é vegetariano por conta de quanto ele é vegetariano por conta de quanto de comida ele iria comer para obter todos os nutrientes essenciais. Por essa razão é muito comum recomendarmos o uso de suplemento”, esclarece gabriel cairo nunes. De acordo com o profissional, os mais indicado são a Whey Protein, pela proteína de alto valor biológico, e a Maltodextrose pelo aporte calórico que oferece.

Gabriel lembra também que aqueles que tem uma alimentação vegetariana mais restrita e não concordam em suplementar com Whey Protein, já que o suplemento é derivado da proteína do leite, o mercado oferece versões fabricadas a partir da proteína da soja.

Zinco, Ferro e a Vitamina B12 também podem ser obtidos por meio de uma suplementação. Há produtos polivitamínicos, com formulações que englobam esses e outros nutrientes e ainda produtos específicos para cada tipo de nutriente.



ALIMENTAÇÃO PARA COLOCAR EM PRÁTICA



Confira as dicas que a nutricionista Priscila Dí Ciero selecionou para melhorar ainda mais a absorção de nutrientes pra quem não come carne:


• SEMPRE CONSUMA FRUTAS RICA EM VITAMINA C NAS REFEIÇÕES PRINCIPAIS PARA AUMENTAR A ABSORÇÃO DE FERRO NÃO-HEME PELO ORGANISMO;

• VARIE BASTANTE SE CARDÁPIO E MASTIGUE BEM OS ALIMENTOS;

• INCLUA DIARIAMENTE SEMENTE DE LINHAÇA (PREFERENCIALMENTE DOURADA) OU CÁPSULA DE SEU ÓLEO PRENSADO A FRIO, PARA GARANTIR ÔMEGA – 3;

• FRACIONE SEU CARDÁPIO EM NO MÍNIMO 5 REFEIÇÕES AO DIA;

• CRIE O HÁBITO DE CONSUMIR OLEAGINOSAS! FAÇA E LEVE COM VOCÊ UM MIX DE CASTANHAS COM FRUTAS SECA (EX: CASTANHA-DO-PARA + NOZE/AMÊNDOAS + FIGOS/DAMASCO DESIDRATADO);

• NUNCA SUPLEMENTE FERRO SEM SABER SE REALMENTE VOCÊ ESTA DEFICIENTE.

• E POR FIM, O NUTRICIONISTA É O PROFISSIONAL MAIS INDICADO E CAPACITADO, PARA VOCÊ ALCANÇAR UMA ALIMETAÇÃO IDEAL.



POR: http://www.revistasuplementacao.com.br/

ABRAÇO A TODOS!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!
Calcule o Peso Ideal
Sexo: masc
fem
Altura: m cm
Dieta e Saude
Calculadora % Gordura
Sexo: masc fem
Peso: kgs
Idade:
Altura: m cm
Dieta e Saude