quarta-feira, 27 de junho de 2012

ESTUDA PARA CONCURSO? SIGA NOSSAS DICAS E SE DÊ BEM...





Olá Galera, hoje venho falar com vocês sobre um assunto que esta na moda e que esta se tornando parte da vida de muitos Brasileiros que procuram uma vida mais segura financeiramente, os CONCURSOS. 
A segurança de um emprego público, atualmente, objetivo de grande parte das pessoas. Uma das etapas que os candidatos devem superar para atingirem essa meta, são os exames físicos.
O sucesso de todo empreendimento depende de planejamento, determinação e execução. Para passar em concurso público você precisa de planos e estratégias desde a escolha da carreira ao estudo dos conteúdos e prestação das provas, Então, resolvi colocar algumas dicas para você que pretende traçar um caminho para esta realização profissional, tanto no contexto teórico, como no fator físico psicológico, que abrange minha base de conhecimento e detalhamento do assunto. Vamos lá?




Qual concurso fazer? – O primeiro passo para escolher a carreira, é saber se realmente você tem o perfil para o cargo e se ele é exatamente o que você quer. Suas preferências aliadas a traços de personalidade farão algumas carreiras ideais para você e outras especialmente inadequadas. Portanto, autoavaliação é o 1º passo;


Conheça o cargo – Informe-se sobre as atribuições e possibilidades de promoção do posto pretendido. Conversar com alguém que exerce a profissão esclarece bastante;


3 Posso fazer este concurso? – Saiba quais os requisitos para o cargo, se há alguma restrição e se você poderá corresponder a todos. Se já tiver edital leia-o atentamente. Em caso negativo, veja editais de seleções anteriores;


Comece a estudar para o concurso público – Trace uma estratégia de estudos com estabelecimento de metas e objetivos. Faça um planejamento de estudos diários que contemple todas as disciplinas do programa;


5 Mantenha-se motivado – Procure cumprir sua metas do dia, da semana, do mês pela autodisciplina. Recompense-se quando suas metas forem alcançadas. Lembre-se sempre do porquê de estar se preparando para o concurso público;


Otimize seu tempo – Guarde “lugar” para lazer, descanso e convívio familiar. Quando você deixa tudo e todos de lado para estudar, acaba por gerar altos níveis de stress, que vão interferir negativamente na sua aprendizagem. Então, distribua bem o seu tempo;


Prepare-se fisicamente – Uma boa condição de saúde inclui preparo físico e mental. Não vai ser de muita valia dedicar-se com afinco aos estudos e literalmente “cair” no dia das provas. Fique ligado em dormir bem, alimentar-se e hidratar-se adequadamente além de manter uma atividade física como parte da preparação para o concurso público;


Acompanhe o concurso – Um concurso passa por diversas fases antes da efetivação das provas. Esteja atualizado com as notícias sobre o seu concurso. Não perca prazos e datas;


Prepare-se para o dia “D” – O dia da prova para o concurso público é uma data importante e por isso merece toda sua atenção. Não faça revisões de última hora. Na véspera, procure relaxar em atividades prazerosas e não desgastantes. Durma cedo. Faça uma refeição leve, mas, substanciosa antes de sair de casa. Chegue ao local com bastante antecedência, no mínimo de uma hora;


10 Fazendo as provas – É importante estar tranquilo. Tudo que você aprendeu está arquivado no seu cérebro. Por isso, respire fundo, leia com atenção para entender bem as questões. Responda primeiro as mais fáceis. Se der “branco” passe para a pergunta seguinte. Se o concurso tiver mais de uma etapa, ao terminar a primeira fase, descanse como preparação para as demais. Aguarde com tranquilidade o resultado.

AGORA UM POUCO SOBRE A PARTE FÍSICA, TANTO EM DICAS NO GERAL, COMO ESPECÍFICA DAS PROVAS PRATICAS.

*DICAS EM GERAL




*DICAS ESPECÍFICAS: 


Corrida dos 12 minutos

Exercicio para o qual o candidato efetuará um deslocamento contínuo, podendo andar ou correr, onde a distância percorrida será convertida em pontos de acordo com a tabela ( ver no edital do concurso)




Dica: Pratiquem exatamente o que lhes será cobrado nos testes, respeitem o principio da especificidade durante os treinos. Pois, por mais que seja adaptado a uma modalidade de exercício, isso nada te ajuda em uma outra modalidade.
Esse teste é baseado no Teste de Cooper. No Teste de Cooper, mede-se a distância percorrida em 12 minutos e calcula-se o VO2 do individuo, isto é, o volume maxima de utilização do O2 no exercício. Este parâmetro dá uma real amostra da capacidade aeróbica do indivíduo. Portanto comece a correr ou caminhar durante 12 minutos 3 vezes na semana e tentem reduzir o tempo final semanalmente no início, e depois diariamente.


 Flexão na Barra Fixa

Realizado sem contagem de tempo e sem auxílio de outromeio de elevação que não sejam os braços.

Dica: ache uma barra baixa de modo que consiga por os pés no chão. Pendure-se na barra e sustente seu peso o máximo que puder. Quando começar a descer pelo cansaço, desça o mais devagar possível, e descanse. Faça de 3 a 5 vezes, 3 vezes semanais. Quem conseguir fazer barra normalmente pode fazer até cansar, e logo após faça o que sugeri, assim conseguirá ganhos mais rápido. 

ABDOMINAL

Sequência de Abdominais ininterruptas, considerando tempo máximo de execução de 2 min e 30s ( dois minutos e trinta segundos), do tipo remador.

Dica: se vc já faz exercícios abdominais parta direto ao movimento especifico. Caso não faça, comece com os exercícios de abdominais básicos, por no mínimo duas semanas. Este exercício do teste é extremamente lesivo para a coluna lombar, cuidado com a execução. Treinar por 3 vezes semanais. Confira nosso post sobre a execução correta do exercício e um treinamento para a prova de abdominais. 


APOIO de frente sobre o solo (flexão de braço)


Considerando tempo máximo de execução de 2min30s (dois minutos e trinta segundos), onde o total de repetições será convertido em pontos de acordo com a tabela ( ver no edital)

Dica: começar com os joelhos apoiados no solo até que possa realizar 25 repetiçoes dessa forma, com o joelho apoiado. Quando conseguir, tire o apoio dos joelhos e começe a fazer a execução sem os joelhos. No início você fará de 5 a 10 repetições, e com o tempo conseguira um maior volume de repetições. Treine 3 vezes semanalmente. 

Subida na corda

Subida em um cabo fixado verticalmente, com estabelecimento de segurança individual, não podendo ser utilizado nenhum outro meio de elevação além dos braços. A altura alcançada pelo candidato será convertida em pontos de acordo com a tabela. Para as candidatas, será autorizada aa utilização também dos membros inferiores como forma de propulsão na corda.

Dica: esta prova cosidero a mais difícil de todas. Durante o treinamento, execute-a primeiro, ela também serve para melhorar a performance no teste de barra fixa, pois os grupos musculares utilizados são comuns. Exige não só força, mas também coordenação motora especifica. Força nas mãos será fator de suma importância! Para melhorar tal valência, ao final dos treinos pendure-se na barra e sustente seu peso pelo maior tempo possível. Treine 3 vezes a cada semana.

 Natação Aplicada

Ao comando “em posição”, o candidato deverá posicionar-se em pé, fora da piscina; 
II–Ao comando da banca examinadora, emitido por sinal sonoro,  o candidato deverá saltar 
na piscina  e nadar 50 (cinqüenta) metros em nado livre;
III – na virada será permitido tocar a borda e impulsionar-se na parede;
IV – a chegada dar-se-á quando o candidato tocar, com qualquer parte do corpo, a borda de 
chegada.

Não será permitido ao candidato:
I – apoiar-se ou impulsionar-se na borda lateral, na parede lateral ou na  raia;
II – na virada, parar na borda;
III – apoiar-se no fundo da piscina;
IV – dar ou receber qualquer ajuda física;
V   – utilizar qualquer acessório que facilite o ato de nadar, exceto touca e óculos de 
natação.

O teste de natação  deverá ser realizado em uma piscina com a extensão de 25
(vinte e cinco) metros, raiada .


Dica: esta é outra prova que deve ser treinada de modo estritamente específico. A prática de natação, além do treino específico, é fundamental para maior adequação ao meio líquido, tanto a nível físico como psicológico.

Todas as dicas aqui postadas são sugestões para melhor realização do treinamento, mas não respeitam a principal regra do treinamento, que é a individualidade biológica. Procure um profissional de educação fisica para melhor adequação das dicas aqui postadas ou para uma prescrição qualquer exercício de diferenciado, que seja mais adequado à você. E não deixe para depois que passar a parte teórica, para treinar o físico, e sim coloque ele como um hábito  de vida e além de se tornar mais ativo em relação ao seu condicionamento, você esta fazendo um grande favor a sua saúde, agora levanta desta cadeira e vem Treinar com a melhor equipe de preparação para concursos.

BOM TREINO!!

"OBCECADA EM TORNAR O SEU OBJETIVO, A NOSSA CONQUISTA"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!
Calcule o Peso Ideal
Sexo: masc
fem
Altura: m cm
Dieta e Saude
Calculadora % Gordura
Sexo: masc fem
Peso: kgs
Idade:
Altura: m cm
Dieta e Saude