quinta-feira, 17 de junho de 2010

NÃO CONSIGO ENGORDAR, O QUE FAÇO?!?!?



Perder, perder e perder, é só isso que ouvimos falar por ai.
Mas existem pessoas que assim como eu não suportam ouvir a palavra “emagrecer”. Quer ver me deixar preocupado e um pouco chateado é dizer que eu emagreci. Ahhh… fico triste mesmo, e logo vou tomando providências. Evito ficar muito tempo sem comer, corto aquela corrida que tanto adoro, volto a pegar pesado na musculação e começo a comer. Comer, comer e comer, mesmo sem fome. Tenho que comer… (Richard, Atleta amador)

Às pessoas acham que estou brincando quando falo com alegria que ganhei 1 kg e com muito sacrifício. Pois é acreditem ou não, mas isso existe, e tudo que tem exagero, incomoda. Quem não consegue emagrecer incomoda e quem não consegue ganhar peso também. Eu conheço algumas pessoas que fazem dietas loucas para engordar e acabam se esquecendo que para engordar, não precisa cair de boca nos sorvetes, biscoitos, frituras… Pelo contrário, existem várias formas de ganhar peso com saúde e claro, sem aumentar o teor de gordura no corpo. As dietas engordativas precisam ser equilibradas com os carboidratos, fibras e proteínas e sem gorduras, pelo menos sem as gorduras maléficas porque as gorduras também são necessárias. Tanto para quem quer engordar como para quem quer emagrecer, a alimentação participa 80% para essa mudança acontecer.
Por onde começar?
O primeiro passo é procurar um nutricionista, para acompanhar e montar um cardápio especial para ganho de peso, dentro da sua rotina diária. Normalmente a dieta é hipercalórica, o que não quer dizer que é pra sair por aí comendo de tudo, até porque os magrinhos também podem ter problemas de colesterol alto. Devemos sempre pensar em manter a qualidade dos alimentos ingeridos, até porque acredito muito naquela frase que diz “Você é o que você come”.
Acho muito interessante fazer exames médicos, principalmente da tireóide (controlador do metabolismo), pois a tireóide pode estar funcionando rápido demais fazendo a pessoa emagrecer mesmo comendo bastante, este comportamento é uma doença e chama-se hipertiroidismo. Quem a tem é muito nervoso, o coração e o intestino trabalham muito rápido e a pessoa se cansa facilmente, sem conseguir praticar nenhum tipo de atividade física. Neste caso tem que seguir uma rotina médica com uso de medicamentos específicos.
A genética também influencia muito, se for este o caso, uma dieta hipercalórica e musculação vão ajudar. “Para engordar aumentar primeiro a quantidade de gordura, depois de carboidratos e por último de proteínas”. Explica o Dr. Gilson José de Oliveira, endocrinologista.
• 1 gr de gordura fornece 9 kcal
• 1 gr de carboidratos fornece 4 kcal
• 1 gr. De proteínas fornece 4 kcal
Muito cuidado na ingestão das gorduras, como já mencionei anteriormente, existem as gorduras maléficas e benéficas ao organismo. A gordura amarelada é colesterol, a branca é triglicérides, menos prejudiciais. A gordura de colesterol obstrui muito mais as paredes de vasos sanguíneos. Ao passar manteiga no pão, entre a manteiga e a margarina, fique com a margarina. Ao comer um frango, retire a pele. São pequenas opções que fazem a diferença para uma vida toda. Quanto ao carboidrato uma das suas grandes funções é manter a água retida em seus músculos e ajudar na produção de insulina, porém como tudo que ingerimos, devemos ser cautelosos na hora de escolher o que comer.
As massas e pães, por exemplo, ajudam no ganho do peso, são ricas em calorias, porém pode elevar o LDL, o colesterol ruim. Já as gorduras contidas nas nozes e peixes são benéficas a saúde e elevam o colesterol bom, o HDL. Não abra mão das proteínas porque elas são responsáveis pela formação dos músculos (massa magra). Além disso, as proteínas são calóricas, pois contem muito aminoácidos e a maioria dos aminos são transformados em energia.
O mais difícil para os magrinhos é aumentar o consumo diário de alimentos. Mas uma dica boa é começar com os líquidos: vitaminas com leite, iogurtes com frutas ou sorvete. Alguns atletas usam suplementação através deshakes hipercalóricos. Eles ajudam as pessoas que tem dificuldade de engordar só com dieta.
O ideal é aos poucos aumentar o número de refeições por dia, até você conseguir comer a cada 2 ou 3 horas.
A musculação também ajuda
E além da alimentação a prática da musculação fará os músculos ficarem forte, aumentando o acúmulo de líquido nas fibras musculares. Para aumentar o volume de pernas e braços, só com musculação mesmo. A alimentação não consegue fazer isso sozinha, a não ser que você engorde. Muito. Lembrando que na verdade o que queremos é aumentar o peso corporal mantendo a saúde do corpo, ficando forte, aumentando a massa magra e não a massa adiposa. Se você começar comer e não tiver gasto calórico, logo logo o post que está lendo vai ter que ser outro, aquele que explica como perder peso.
Outra dica muito importante é manter-se longe das atividades aeróbicas, pois seu objetivo é aumentar o metabolismo, fazendo emagrecer.
E agora, como manter o peso ganho?
O importante é manter a disciplina. Assim como toda dieta é necessário manter os novos hábitos, fazer compra dos alimentos necessários no teu cardápio e eliminar os que não vão te ajudar a ganhar. Continue com os exercícios físicos e tenha perseverança, pois nada acontecerá do dia para a noite. Paciência e dedicação são as palavras chave.
Vamos juntos nessa! Bom treino e Bom apetite.
Site: www.corpoemfoco.com.br

10 comentários:

  1. Adorei o texto!!! Houve uma epoca em q eu sofria pra ganhar peso e perdia tudo rapidinho... O pior eh todo mundo dzndo q seria feliz se fosse assim!
    Mas a soluçao foi mesmo um nutricionista e um treino acompanhado d perto. Disciplina, muita disciplina. =)
    Bjo amado! Parabens pelo blog e sucesso! =*

    Taty Freire

    ResponderExcluir
  2. Po, fale não. Vivo ouvindo meus amigos: "caramba, queria emagrecer uns quilos..." dou até risada, coisa mias fácil do mundo pra mim. Agora ganhar massa? Ae ferrou... Gostei do blog, ficar atento agora.

    ResponderExcluir
  3. Bom já fiz de um tudo para ganhar alguns quilinhos, mas a solução mesmo é ter um acompanhamento e não deixar de fazer exercício e o tempo se encarrega do restante. Aeróbica nunca! Gostei do texto também! rsrsrs bjs

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog Daniel. Olhei alguns posts e gostei muito. Posso dá enfoque no conteúdo nutricional que está excelente.

    ResponderExcluir
  5. olá estou amamentando e estou perdendo muito peso meu bebe tem 10 meses meu peso normal é 56 e estou com 49k o que faço me ajuda

    ResponderExcluir
  6. o Ideal seria vc ir primeiramente a um nutricionista, ver e organizar sua alimentação e segunda etapa uma atividade fisica constante pra seu corpo readaptar a fase de treinamento e depois pode desenvolver seu potencial corporal...

    ResponderExcluir
  7. Realmente, acho que quando uma pessoa esta satisfeita com seu corpo, ate sua autoestima melhora!!

    ResponderExcluir
  8. Acho que quando uma pessoa esta satisfeita com seu corpo, ate sua autoestima melhora!!

    ResponderExcluir
  9. é erra do eu tomar suplemento alimentar(whein proteinn) , mesmo nao estando malhando ?
    Teria algum problema ?
    esse suplemento me ajudaria ?

    ResponderExcluir
  10. Nada lhe ajuda se vc n]ão organiza sua alimentação e faz algum tipo de atividade física, suplemento, nada mais é que um complemento alimentar, antes de qualquer coia vc deve organizar sua alimentação e fazer exercicios diariamente, depois é que vc inclui a proteina como forma de COMPLEMENTO ALIMENTAR...

    ResponderExcluir

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!
Calcule o Peso Ideal
Sexo: masc
fem
Altura: m cm
Dieta e Saude
Calculadora % Gordura
Sexo: masc fem
Peso: kgs
Idade:
Altura: m cm
Dieta e Saude